Como aumentar a produtividade do seu home office em tempos de quarentena do coronavírus
Trabalhar de casa pode ser mais difícil do que parece, mas as ferramentas certas ajudam!
Uma das recomendações mais importantes em tempos de pandemia é não sair de casa se não for necessário. E algumas profissões permitem realizar seu trabalho do conforto de seu lar – o famoso home office. Mas, enquanto esse é o sonho de consumo de muita gente, quem já trabalhou assim sabe como pode ser difícil manter a produtividade num ambiente doméstico, principalmente quando sua casa não está preparada para isso e você precisa começar a trabalhar lá, como é o caso de muita gente nesses tempos de coronavírus. Este artigo, então, vai trazer algumas dicas pra melhorar a produtividade do seu home office e sugerir alguns produtos que podem ajudar!
1 – Defina seu espaço de trabalho
O primeiro passo pode parecer simples – e até óbvio – mas tem muita gente que acaba “pulando”. É importante ter um local específico para seu trabalho e, se possível, num cômodo que você só vai usar pra isso. Assim, você associa aquele ambiente com trabalho, é como chegar no escritório, mesmo sendo dentro de sua casa.
O local deve ser mantido organizado e com suas ferramentas de trabalho ao seu alcance, para evitar que você tenha que levantar e perambular pela casa toda vez que precisa de alguma coisa. Água, café e eventuais “lanchinhos” também podem ser colocados num espaço adequado no seu cômodo de trabalho, pra também não precisar sair do espaço do escritório e ir pro espaço da casa durante os horários de trabalho, isso gera muitas distrações no psicológico.
E claro que você precisa estar confortável para trabalhar, então recomendamos uma boa cadeira no seu espaço. Recomendamos uma cadeira confortável de escritório, como a Cadeira Executiva Ergonômica ou a Cadeira Ergonômica Tela, entre outros modelos que você pode encontrar na Romero Móveis.
2 – Um bom trabalho precisa de boas ferramentas
Falando em deixar suas ferramentas “à mão”, é necessário ter em casa o que você precisa para trabalhar. É importante fazer um investimento em suas ferramentas de trabalho e, em alguns casos, negociar com a empresa o que pode ser fornecido para os funcionários trabalharem de casa e manterem sua produtividade.
Para quem trabalha no PC, por exemplo, uma recomendação que pode ser relativamente simples para algumas pessoas e alavancar bastante a produtividade é um segundo monitor. Uma segunda tela de apoio ajuda muito porque você não precisa ficar alternando entre a janela em que está trabalhando e uma outra que esteja usando para fazer pesquisa ou o que for. As duas ficam abertas ao mesmo tempo e isso facilita bastante o processo.
Além do número de ferramentas para seu trabalho, a qualidade delas é muito importante. Talvez esse seja o momento de trocar aquele teclado que tem uma tecla que falha, ou aquele mouse que clica duas vezes sozinho ou até mesmo aquele roteador que até funciona, mas às vezes falha e faz os dispositivos Wi-Fi desconectarem momentaneamente.
3 – Estabeleça uma agenda e a compartilhe
Todo mundo sabe a importância de uma agenda na produtividade do cotidiano, não só para um home office, mas especialmente para isso. Você precisa de uma agenda para criar horários e datas de entrega do seu trabalho, o que vai ajudar a se incentivar em cumprir seus objetivos. Mas definir sua agenda é apenas o primeiro passo, é necessário compartilhá-la também.
Isso entra um pouco em outro item de nossa lista, de manter uma boa comunicação. Sua equipe precisa saber em que pé anda seu trabalho e quando que eles podem esperar que algo fique pronto – algo que eles podem precisar para fazer seus próprios trabalhos. No ambiente de um escritório isso é feito com uma pergunta rápida, mas com todos em casa, é importante ter acesso às agendas de todos envolvidos, e pra isso elas precisam estar compartilhadas.
4 – Crie uma rotina
Outra dica importante para a produtividade não só no home office, mas em tudo que fazemos, é estabelecer uma rotina. A repetição diária dos mesmos horários e do processo de trabalho nos acostuma com ele e até comunica para o corpo que aquele é o momento que você quer ser produtivo.
A grande diferença – e vantagem – aqui é que você tem a oportunidade de criar sua rotina da maneira que achar melhor. Não é necessário obedecer os horários e regras de um escritório, você pode fazer da maneira que melhor serve às suas atividades diárias, encaixando os horários do modo que for mais conveniente. O importante aqui é respeitar essa rotina depois que ela for criada e não ficar movendo seus horários dependendo do dia e das suas vontades naquele momento, o que impede a criação de hábitos.
E nada melhor pra ficar de olho na sua rotina do que um relógio. Claro que atualmente a maioria das pessoas abandonou o acessório por carregar as horas no celular, mas ter um dispositivo para notificar suas tarefas diretamente no seu pulso pode ajudar muito, ainda mais em casa.
Uma smartband, ou mesmo um smartwatch não vão apenas lhe dizer as horas, mas também lhe notificar de seus próximos compromissos do trabalho.
5 – Mantenha a comunicação em dia
Como mencionamos antes, é importante que seus colegas de trabalho possam saber o que você anda fazendo de casa e vice-versa. E claro que, para isso, são necessários mecanismos de comunicação confiáveis e eficazes – e é aqui que a tecnologia pode contribuir muito a seu favor.
Não são poucos os programas que você pode usar para se comunicar, com Skype, Slack, Zoom e o Hangouts do Google ficando entre os mais populares, com o WhatsApp e Telegram sendo também boas alternativas, uma vez que a maioria das pessoas já tem esses apps em seus celulares.
Lembramos mais uma vez que aqui entra a qualidade de suas ferramentas. É necessária uma boa conexão com a internet para garantir que será possível fazer as chamadas com o grupo sem problemas.
6 – Não esqueça de fazer pausas
Enquanto a maioria das pessoas se preocupa em não conseguir trabalhar de casa por causa das distrações, tem gente que enfrenta um problema contrário, não sendo capaz de se desligar. Tendo o escritório dentro de casa, é possível que você fique voltando para fazer aquela “coisinha” que faltou, ou corre pra trabalhar mais quando tem um momento inspirado ou algo assim.
É igualmente importante, no entanto, reservar um tempo em casa para “estar em casa”. Assim como no trabalho no escritório você faz pequenas pausas e tem seu horário de almoço, isso pode ser repetido em casa. E, assim como termina sua jornada no fim do dia e você vai pra casa, é indispensável ter um horário para encerrar e sair do escritório. Aqui inclusive vem uma vantagem extra de ter um espaço dedicado apenas para o trabalho, porque você pode terminar e sair dali e aproveitar seu tempo com sua família ou para si. É bom não abrir mão de um merecido descanso, porque amanhã sempre tem mais.
Fonte: Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, Meu Negócio, Exame
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