Enfeite para mesas de escritório-Aprenda a usá-los!
Veja dicas de enfeites para a mesa de escritório e aprenda a decorar esse espaço, aliando funcionalidade à criatividade!
O espaço do trabalho também merece ser decorado, afinal ele é o local onde passamos a maior parte do nosso dia e que deve ser fonte de boas ideias e energias, não é mesmo? Por isso, cada dia mais pessoas têm procurado por ideias de enfeites para a mesa de escritório e dicas para decorar esse espaço tão importante.
É fundamental que – como em qualquer outro ambiente-, a decoração da sua mesa transpareça a sua personalidade, traga boas energias, te ajude a ter boas ideias e ainda facilite o seu dia a dia.
Ficou interessado? Então veja as dicas super bacanas que separamos para você!
Por que investir em enfeites para a mesa de escritório?
Muitas pessoas ainda acham “bobagem” investir em pequenos enfeites para a mesa de escritório, mas a verdade é que além de bonitos, essas peças nos ajudam no nosso dia a dia, seja na organização, seja na hora de nos sentirmos mais acolhidos e motivados para as tarefas.
Para aumentar a sensação de bem estar e diminuir o stress, é importante que você tenha alguns objetos pessoais, que lhe tragam boas recordações e ajude a sua mente a trabalhar mais.
Além disso, você também poderá usar algumas técnicas do Feng Shui para fazer com que as energias fluam de forma melhor e você aumente a sua produtividade ou criatividade, por exemplo.
Feng Shui para a mesa de escritório
Quer trabalhar mais e melhor? Então aposte nessas dicas do Feng Shui para decorar e organizar a sua mesa de escritório:
- Coloque o computador na área central da sua mesa: o ideal é que a máquina seja visível de qualquer ponto, ajudando você a sempre retornar a sua atenção ao trabalho;
- Use vermelho no canto superior central, atrás do computador: essa é a região responsável pelo nosso reconhecimento e sucesso profissional, por isso combiná-la com a vibração quente do vermelho, ajuda a conseguir boas energias. Você poderá usar algum acessório ou enfeite, como uma xícara de café ou um bloquinho de anotações – desde que sejam vermelhos, claro.
- Retratos e lembranças à direita: sempre coloque algum item pessoal para lhe trazer mais bem estar e conforto. Mas, não deixe-os jogados pela sua mesa, pois poderá atrapalhar a sua concentração;
- Telefone também à direita: anda desmotivado com o trabalho? Deixe o telefone próximo de algum retrato ou lembrança. Assim, todas as vezes que você atender o telefone irá se lembrar do porque está naquele emprego (seja para melhorar a situação da sua família ou para perseguir um sonho, por exemplo).
- Objetos de metal à direita: todos os elementos ligados ao metal devem estar à direita da sua mesa. Se você trabalha com criatividade e quer estimulá-la pense em trazer um pouco de cor para esse local;
- Livros à esquerda: esse é o local relacionado aos estudos, sendo que a parte esquerda da mesa de trabalho favorece as atividades que necessitam de concentração e sabedoria;
Enfeites para a mesa de escritório
Existem muitos itens que você pode acrescentar à decoração da sua mesa de escritório e que irão deixa-la mais organizada e prática para as rotinas diárias. Algumas ideias são:
- Murais: servem tanto para as fotos, como para memorandos, ideias importantes, frases criativas, fluxogramas e itens essenciais dos quais você não pode se esquecer. Eles podem aparecer logo atrás do computador (o que ajuda na fixação e na memorização dos itens), ou em outras paredes próximas. Só não vale se esquecer de checar o mural, hein?
- Caixas organizadoras: deixar tudo espalhado pela mesa pode ser um problema. Além de esteticamente desagradável, ainda pode dificultar na hora de encontrar algum item importante ou dispersar a sua atenção do trabalho. Por isso, vale a pena investir em pequenas caixas ou cestas organizadoras para separar os itens, como canetas, grampeadores, bloquinhos de anotações e outros. Já para a parte debaixo da mesa, se você não tiver gavetas suficientes e muitos papéis, pode investir em caixas maiores e que ajudam a organizar todos os documentos importantes.
- Luminárias: você tem o hábito de ficar trabalhando até altas horas? As luminárias ajudam a dar mais conforto visual, além de impedirem que você perturbe os “colegas” próximos. Para quem trabalha com home office e divide o espaço com o quarto de dormir, por exemplo, as luminárias são fundamentais para aquelas noites longas de trabalho.
- Canecas: para quem trabalha com assuntos ligados à criatividade é importante ter alguns itens diferentes e que tenham relação com a sua personalidade. Nesse ponto, as canecas são super versáteis e podem ajudar você a deixar tudo organizado, sendo ótimas porta canetas e outros itens menores. Use canecas de locais que você visitou, das suas bandas favoritas ou que tenham alguma ligação emocional com a sua história.
- Decore as paredes próximas: não é só de uma mesa que vive o espaço de trabalho, não é mesmo? Aproveite as paredes próximas para trazer um pouco mais de cor e vivacidade ao local – e também use-as para organizar seus itens. Uma ideia muito bacana é usar um pedaço de cortiça e envelopes, assim você poderá guardar documentos e pequenos papeis de anotações e também deixar o seu cantinho mais diferente e personalizado.
- Flores e plantas: adicionar um pouquinho de vida a essa área é muito bacana, ainda mais porque elas ajudam a levantar o seu astral. Você pode usar as flores permanentes ou naturais. Nesse último caso, apenas busque por espécies “mais resistentes” e capazes de suportar o clima de escritório, com muitas horas de ar condicionado, por exemplo. As suculentas e os mini cactos geralmente se acostumam bem, não requerem muitos cuidados e são lindos.
- Faça pequenas “lousas” de planejamento: você sempre acaba se perdendo na hora de planejar algumas ações importantes? Use uma parede do escritório e faça pequenas lousas com tinta preta ou papel contact. Depois é só anotar as metas e planos a serem seguidos com giz.
- Crie objetos: a onda do DIY (Do it yourself) também invadiu os escritórios e você pode criar vários objetos personalizados e muito práticos. Quer uma ideia bem útil? Faça um quadrinho para anotar pequenos recados e economize papel. Você poderá usar um porta-retratos, mas no lugar da foto coloque um papel ou um tecido com uma estampa que lhe agrade. Em seguida use o vidro da peça. Depois é só comprar uma daquelas canetas de lousa e anotar os seus recados. Um pano úmido é suficiente para apaga-lo e anotar novos itens.
- Porta-retratos: pode parecer apenas um detalhe, mas ter uma lembrança positiva no ambiente de trabalho ajuda você a produzir mais e melhor – e a se sentir mais feliz. Você pode usar alguma foto da sua família, da sua lua de mel ou até mesmo uma imagem de um lugar que você sonha conhecer ou com uma frase motivacional.
- Acrescente um relógio: ter um controle sobre as horas de trabalho é fundamental. Mas, você não precisa usar aqueles modelos arcaicos e sem graça. Inclusive existem muitas formas de personalizar esse item, até mesmo criando um relógio que seja a sua cara, reaproveitando um vinil usado ou outros itens.
Outras dicas importantes para a sua área de trabalho
Além dos enfeites para a mesa de escritório, existem outros itens que você pode considerar na hora de montar o seu espaço de trabalho, como:
- Uso das mesas em “L”: elas são capazes de deixar tudo o que precisamos usar ao alcance da mão, além de expandir a superfície plana que temos para organizar as tarefas;
- Coloque as cores certas: caso o seu escritório seja muito pequeno, os tons claros ajudam a expandir o ambiente e trazem mais luminosidade. Além disso, tons como o laranja e o amarelo podem estimular a criatividade.
- Ilumine corretamente: a iluminação inadequada poderá forçar a sua vista, lhe causando problemas de saúde, e até mesmo tornar o seu trabalho desestimulante. O indicado é que sempre tenha alguma fonte de luz natural próxima. Mas, caso isso não seja possível, use luminárias baixas e em pontos estratégicas. Também tome cuidado para que a luz não seja refletida na tela do computador, dificultando a leitura e o trabalho.
- Mobília funcional e ergonômica: não adianta inventar muito na hora de comprar a mobília para o seu escritório. Opte por cadeiras ergonômicas, que favoreçam a postura correta e que sejam confortáveis. Além disso, verifique todas as alturas para que você não tenha nenhuma lesão.
- Faça uma faxina de tempos em tempos: evite o acúmulo de itens sobre a mesa e tenha o hábito de retirar aqueles itens que não têm mais serventia, como papéis, recados e bilhetinhos que você nem sabe por que tem guardado.
Veja algumas inspirações:
Com essas dicas já ficou mais fácil organizar e decorar o seu ambiente de trabalho? Quais enfeites para a mesa de escritório você não abre mão?
Fonte: Blog Atelier Clássico
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